• sexta-feira, 26 de junho de 2026
  • 10:48
  • 26/06/2026
  • 10:48
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
Facebook-f Linkedin-in X-twitter Google
  • acessar
  • Agronegócio
    • Cana de açúcar
      • Açúcar
    • Milho
  • Bioenergia
    • Energia
      • Energia Solar e Eólica
  • Biocombustíveis
    • Etanol
      • Etanol de Cana
      • Etanol de Milho
    • Biodiesel e Biogás
  • Empresas e Mercado
    • Usinas
    • Cogeração
    • Tecnologia
  • Poder Público
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Editorial
  • Agronegócio
    • Cana de açúcar
      • Açúcar
    • Milho
  • Bioenergia
    • Energia
      • Energia Solar e Eólica
  • Biocombustíveis
    • Etanol
      • Etanol de Cana
      • Etanol de Milho
    • Biodiesel e Biogás
  • Empresas e Mercado
    • Usinas
    • Cogeração
    • Tecnologia
  • Poder Público
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Editorial
  • Início
  • Biodiesel e Biogás

Geração de energia por biogás é alternativa para resíduos do esgoto

  • 10 de agosto de 2017
Tomaz Silva/Agência Brasil

O lodo resultante do esgoto em Curitiba está prestes a ser transformado em energia elétrica, para abastecer a própria estação de tratamento de água da capital paranaense. O processo de conversão de matéria orgânica em gases que podem gerar energia é antigo, mas o aproveitamento do lodo em grande quantidade é uma novidade.

Restos de alimentos, resíduos da pecuária e da agricultura e até dejetos são matéria orgânica que podem virar biogás. O processo, conhecido como biodigestão, aproveita a ação das bactérias que se alimentam dessas substâncias em ambientes sem oxigênio e transformam tudo em gases como metano, dióxido de carbono e oxigênio. Esses gases, quando injetados em grupogeradores, servem tanto para gerar energia térmica quanto eletricidade. Em uma estação de tratamento de água, as bactérias estão presentes e produzem os gases que, muitas vezes, acabam sendo liberados e causam danos ao meio ambiente.

Potencial

Por ter uma participação ainda pequena na matriz energética brasileira, o biogás – junto a outras fontes energéticas como o biodiesel – é classificado de biomassa. Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética, no ano de 2015, a participação da biomassa no setor como um todo foi 8%. No entanto, o potencial dessa fonte de energia no país é bastante relevante: a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) afirma que o Brasil produz 7 milhões de metros cúbicos (m³) de lodo por dia, 15 milhões de m3 de resíduos de alimentos e 56 milhões de m3 de sucroenergético por dia (produção de energia a partir de cana-de-açúcar).

Esse potencial foi identificado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Curitiba, onde a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém recebe 840 litros de esgoto por segundo diariamente. Após o processo de tratamento, essa quantidade gera entorno de 600 metros cúbicos de lodo por dia.

Segundo o engenheiro da Sanepar Charles Carneiro, esse resíduo será depositado em biodigestores construídos próximo ao sistema de tratamento do esgoto, misturado a outros materiais orgânicos dispensados por grandes produtores de alimentos. O biogás produzido será transformado em energia elétrica por meio da usina com potência instalada de 2,8 mega-watts (MW), e o resíduo pós-digerido passará por uma secagem térmica para virar biofertilizante ou carvão. Esse material será usado no próprio processo de secagem.

O engenheiro Gustavo Possetti, da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, explica que com a implantação da usina de biogás todo o processo passa a ser sustentável. “Além de tratar o esgoto promovendo a saúde pública e a limitação de impactos ambientais, nós tentamos gerenciar da forma mais correta possível todos os subprodutos que advêm desse processo.”

O primeiro passo para a instalação da usina foi verificar o potencial de produção e das características do biogás das estações de tratamento. “A partir desse projeto geramos as primeiras diretrizes que poderiam orientar a recuperação energética desse material, em função das escalas das estações e consequentemente em função de cada uma das propostas de utilização”, conta Possetti.

Histórico

Antes de construir a usina em Curitiba, a Sanepar fez uma primeira experiência, em 2009, na ETE Ouro Verde, em Foz do Iguaçu. De acordo com o engenheiro, lá foi possível estudar as características da produção do biogás e adquirir experiência para compreender o processo de geração distribuída de eletricidade e do sistema de compensação. Isso viabilizou a efetivação da planta de biogás ainda maior, na ETE Belém, ligada à rede de distribuição da cidade, com possibilidade de gerar créditos para desconto na conta de luz da companhia.

A previsão é que a usina de Curitiba entre em funcionamento no segundo semestre de 2017, mas a energia deve começar a ser gerada efetivamente apenas 180 dias depois da inauguração, prazo necessário para que os biodigestores gerem gases suficientes para ligar as máquinas. Em uma segunda etapa, a planta de Biogás na Sanepar terá a capacidade instalada ampliada para 5,6 MW.

 

Agência Brasil

Compartilhe:

senai cursos
Artigos Relacionados

Grupo Farias: Participação feminina impulsiona o agronegócio

A participação feminina no agronegócio brasileiro, em especial no setor

Duplicação da GO-320 é entregue e reforça infraestrutura logística no Sul de Goiás

O Governo de Goiás entregou a duplicação da GO-320, no

link

Goiás projeta segunda maior safra de grãos da história e reduz desmatamento em 43,7%

Estado deve produzir 33,9 milhões de toneladas no ciclo 2025/26, enquanto área de vegetação suprimida recua para 10,9 mil hectares

saveclipapp 720146759 1428470732641588 547830982592596543 n 819x1024

SIAMIG Bioenergia lança campanha “O Mundo Movido a Etanol” no interior de Minas Gerais

A campanha reforça o etanol como alternativa econômica, sustentável e estratégica para os motoristas mineiros, especialmente diante da frota predominantemente flex

banner maquinas agricolas
Últimas Publicações

Duplicação da GO-320 é entregue e reforça infraestrutura logística no Sul de Goiás

link

Goiás projeta segunda maior safra de grãos da história e reduz desmatamento em 43,7%

saveclipapp 720146759 1428470732641588 547830982592596543 n 819x1024

SIAMIG Bioenergia lança campanha “O Mundo Movido a Etanol” no interior de Minas Gerais

9==qolpdzkvdnhrmoyjmlt92yu8wbzlgbh5mcvp2yh1gqx8wbzlgbh5mcvpmo2ytn2ijn1mzmxozzlbnauc3bsnwz1gty4ednzijy3iwymfjz3ewmkvtm0qgm2gzyxkdngjtjxkdngjtjwcto1ujryuymyazmx8vl1etlf9vlwitlfptn

Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americano da cadeia da bioenergia durante a Fenasucro & Agrocana

Brasil articula aliança para ampliar espaço dos biocombustíveis na Europa

Agave surge como nova fronteira da bioenergia no Brasil

Agro é Social leva capacitação, crédito e segurança rural para mais de 600 famílias no Norte de Goiás

raffa neddermeyer agência brasil

Regras sobre combustível sustentável de aviação devem sair em breve

agriculture and food production concept with tractor machine silos and irrigation system.

Capacidade de armazenagem avança, mas ritmo ainda não acompanha expansão da produção agrícola

Gigantes da energia solar transformam desertos em potência elétrica e redefinem a matriz energética mundial

Inscreva-se em nossa Newsletter

Portal especializado na cobertura do setor de bioenergia, com foco em informação técnica, análise de mercado e jornalismo qualificado no Brasil.

Icon-facebook Icon-x-twitter Icon-linkedin Google
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Anuncie Conosco
  • Sugestões de Pauta
  • Parceiros
  • Mapa do Site
  • MAC Jornalismo
  • Bioenergia
  • Biocombustíveis
  • Agronegócio
  • Mercado
  • Cidades
  • Entrevista
  • Opinião

Inscreva-se em nossa Newsletter

MAC EDITORA E JORNALISMO © 2026 | Direitos Reservados

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Atribuição de Créditos
  • SOS WEBSITES