Especialização da UTFPR prepara profissionais para o mercado do biogás

Foto-Marcos Labanca

A especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve início nesta segunda-feira (19).  A realização do curso, com aulas a distância e presenciais, conta com o apoio do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Essa é a primeira especialização sobre biogás oferecida no Paraná, a turma deve concluir o curso em 2019. A oportunidade de qualificação em um segmento em amplo crescimento no Brasil atraiu 47 alunos de sete estados brasileiros, são profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Os estudantes apresentam diversas formações acadêmica, incluindo engenharias (elétrica, civil e ambiental), além de administração, direito e economia. Alguns são profissionais que já atuam na área e buscaram a especialização para aprimorar o conhecimento, enquanto para outros será o primeiro contato com o tema biogás. “O objetivo é suprir essa demanda de mercado na implantação e operação de plantas de biogás”, explica o professor da UTFPR, Thiago Edwiges.

O conteúdo foi produzido por mestres e doutores com atuação direta na área, com objetivo de atualizar profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás. Os alunos também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas às unidades de demonstração de produção e uso do biogás do CIBiogás.

 

CIBiogás

Compartilhe:

senai cursos
Artigos Relacionados
flora

Energia solar cresce no Brasil e fortalece debate sobre sustentabilidade e economia consciente

A energia solar vem se consolidando como uma alternativa sustentável e econômica diante do aumento das tarifas de energia, reduzindo custos e a emissão de gases poluentes. Especialistas da New Focus Solar Energy destacam que a tecnologia contribui para descentralizar a geração elétrica e diminuir a dependência das hidrelétricas. Com maior acesso aos sistemas fotovoltaicos, a expectativa é de crescimento contínuo do setor e fortalecimento de uma matriz energética mais sustentável.